Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
  • MARCOS BERTANI LIMA  - PMDB
  • Vereadores
    LEGISLATURA 2017 - 2020
    Presidente Atual
    MARCOS BERTANI LIMA
Data: 29/07/2016 Hora: 11:05:43
História do Municipio

HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE RANCHO ALEGRE

 

Etimologia. Rancho vem do espanhol "rancho", designado casa de colono, da roça. (ABHF).

Alegre origina-se do latim vulgar "alecre" e significa gostoso, regozijo, júbilo. (GGS).

Origem Histórica. O território do município de Rancho Alegre teve grandes movimentações por conta da estrada boiadeira que cortava a região. Existia incipiente povoado na região quando por ali chegou a Companhia de Terras Barbosa, que adquirindo terras, demarcou-as e vendeu-as após portentosa campanha publicitária. Foi elevado à categoria de Distrito em 27 de janeiro de 1951.

Os primeiros moradores de Rancho Alegre foram as famílias de Agenor Gomes, Francisco Godoy, Oswaldo Vietze, Cecília Angela de Oliveira, que derrubaram a mata e plantaram café. Francisco Godoy instalou a primeira serraria, Sebastião Caetano Paraíso a primeira casa comercial, Alfredo Mello a primeira padaria, Antonio Trawtwein faz funcionar a primeira farmácia, Irmãos Zanoni instalam em 1947 a primeira maquina de beneficiamento de café, atos de pioneirismo.

A 25 de julho de 1960 pela Lei Estadual nº 4.245, foi criado o Município. A instalação se deu a 29 de agosto de 1960 com a posse do Sr Pedro Moreira do Prado, Prefeito nomeado. Comemora-se o Dia do Município em 19 de novembro. A primeira eleição para o executivo e o legislativo ocorreu em 08 de outubro de 1961.

A denominação da cidade origina-se de um pequeno rancho, construído às margens da antiga estrada boiadeira, sendo que neste lugar os primeiros moradores do povoado se reuniam para promover festas e danças, passando então a ser conhecido como um ¿rancho alegre¿, denominação que se perpetuou através dos tempos.

Os limites municipais são: ao norte e leste com o municipio de Sertaneja, ao sul, com os municípios de Uraí e Jataizinho, ao oeste com o município de Sertanópolis. Localiza-se entre os vales dos Rios Tibagi e Congonhas, em uma planície.

Pertence a microrregião geoeconômica da AMUNOP.

Fonte: Cadernos Paraná da Gente nº 5, acervo da Prefeitura e Câmara.

Pesquisa: Sandra Maria Moreira de Oliveira e Jose Antonio da Graças Mariquito

DADOS GERAIS

::População (2000)

Urbana : 3.485 hab.

Rural : 705 hab.

Total : 4.190 hab.

Taxa de Crescimento Anual Total: -0.31 %

::Distâncias

da Capital (Curitiba) : 437 km

do Porto de Paranaguá: 528 km

do Aeroporto mais próximo: 75 km (Londrina)

::Dados Geográficos

Área: 164,288 km2

Altitude : 480,00 metros

Latitude : 23° 04? 00?? Sul

Longitude : 50° 54? 30?? W-GR

::Clima

Clima Subtropical Úmido Mesotérmico, verões quentes com tendência de concentração das chuvas (temperatura média superior a 22° C), invernos com geadas pouco frequentes (temperatura média inferior a 18° C), sem estação seca definida.

Enviar esta notícia para um amigo

Reportar erro





Próxima Sessão

35ª SESSÃO ORDINÁRIA - 20 DE NOVEMBRO DE 2018


TERÇA-FEIRA ÀS 20:00 HORAS

NO PRÉDIO DA CÂMARA MUNICIPAL

CONTAMOS COM SUA PRESENÇA!